sexta-feira, 17 de abril de 2009

Súplica

* Singela e humilde homenagem a Safo. Obs.: E agora vou fazer questão da rima, sim senhor!

Retrato Imaginário de Safo
Autor desconhecido
World Noted Women. New York: D. Appleton and Company, 1883

--
Pernas cambaleantes
E uma lâmina vil

Idolotrado e odioso Alceu...

O meu chão, roubado
e um quase desfalecer
Congela todo o sangue
o frio que me acometeu
Estanca meu coração
Que dói, esmagado

Ó Senhora Afrodite!!
Qual razão pra tamanha crueldade??
Um cordeiro e libação te ofereço
em teu sagrado templo de adoração

Suplica-te a tua humilde serva
Misericórdia.
Piedade...

Agora o calor de rachar!!
De tuas façanhas, outro estrago
Esquenta-me a pele
borbulha-me o sangue
rouba-me o ar
derrete-me a língua
cega-me a visão
Queima entranhas...

Senhora dos mil encantamentos!
Por que me lanças assim tantos tormentos?
Livra-me por compaixão desse encanto...
Qual a terrível ofensa, pra tanto pranto?

Não açoites assim tua filha
Por Zeus!!
Escuta-me!
Não possuo eternidade de um deus
Lembra-te de minha frágil condição
Sabes que em morada de Hades já sou esperada
sucumbida por tua devastadora maldade,
paixão...

EG

AINDA...

SAFO - Fragmentos de um Poema

"Parece-me igual aos deuses
ser aquele homem que, à sua frente sentado,
de perto, doces palavras, inclinando o rosto,
escuta,
e quando te ris, provocando o desejo; isso, eu juro,
me faz com pavor bater o coração no peito;
eu te vejo um instante apenas e as palavras
todas me abandonam;
a língua se parte; debaixo da minha pele,
no mesmo instante, corre um fogo sutil;
meus olhos me vêem; zumbem
meus ouvidos
um frio suor me recobre, um frêmito me apodera
do corpo todo, mais verde que
as ervas
eu fico
e que já estou morta
parece (...)
Mas (...)".

(Tradução de Joaquim Fontes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário