terça-feira, 5 de maio de 2009

A Força do Código

Foto: EGibson
Parte da cerimônia de um casamento Japonês
Meijijingu/Yoyogi Park
Tóquio - Dez/06

1- VERSÃO LONGA E CANSATIVA (sugiro pular logo pra versão enxuta):

_ ...então, como ia dizendo, tudo não passa de uma grande hipocrisia.

_ É verdade. O que mais a gente vê por aí é mulher se esforçando pra se adequar ao modelo "mocinha casadoira". Se enquadrar na prateleira.

_ risos... mas me conta... então você é a responsável por todo esse talento? Mulheres talentosas são sempre encantadoras, sobretudo se além disso forem lindas, como inclusive é o caso.

_ Meu ilustre D.Juan sem-nome, saiba que já sou bem grandinha. Posso muito bem ser poupada dos galanteios baratinhos.

_ Luis. O prazer é meu. Quanto a ser poupada, concordo. Percebi na hora, quando te vi descendo aquelas escadas, pisando forte daquele jeito, que tipo de mulher eu teria que enfrentar. Não se preocupe, meu arsenal de galanteios baratinhos acaba de ser recolhido. Então falemos de assuntos de gente grande. Pretende expor fora do país? Acho que é o caso. Brasil é provinciano pras suas criações. Sem galanteio algum – que fique registrado – você é um talento raro. E saiba que tenho muita experiência no assunto. Mais vinho?

_ Por favor... obrigada. Fora do país? Não cogitei a possibilidade. Um passo de cada vez. Já foi bem complicado conseguir um espaço por aqui. Não sou do tipo que cria expectativas. Tudo no seu devido tempo. Conquisto a província, depois o planeta. risos...

_ Se quiser posso te ajudar na conquista do planeta. Tenho amigos curadores em Madri e Londres. E não seria favor algum. Pelo pouco que vi aqui hoje, tenho certeza que pra eles você seria um grande achado. A maneira que você trabalha as cores e formas... é...é... é moderno! Mas ao mesmo tempo... tem uma base clássica sólida, de quem sabe das coisas... sei lá... de quem sabe “o que” e “o porquê” da desconstrução... Nada é à toa. Sua pintura é estranha, visceral. E consciente... Definitivamente o Brasil é pequeno pra você.

_ Uau! Assim apaixono. Sabe como todo ego de artista é carente.

_ Sua pintura é você, Clara. E a palavra chave é “desconstrução”. Como você, sua arte é estranha. Um tanto indefinida. Mas forte... E agora sim o galanteio: linda e exótica... Um pouco mais de vinho?

_ Sim, por favor. Bem, vou me dar ao luxo de calar. Fica nada elegante eu concordar com você... risos...

_ Vamos conversar na varanda? É bem mais ventilado.

_ Claro. Desde que respeitemos um espaço mínimo... Sabe como é... risos... inteligência, vinho, arte e cultura a dois, num espaço menor que meio metro é praticamente um suicídio... risos...

_ Sem problemas. Algo me diz que teremos bastante tempo pro “suicídio”. risos...

...e algumas horas de blá-blá-blá, bastante vinho e boas cafungadas no pescoço...

_ Teu cheiro é maravilhoso! Você é A Mulher, Clara. O gosto da tua saliva é afrodisíaco.

_ Sabe que desci aquela escada pra você, né? Quer saber? ...ponto de virada!! Vamos sair daqui. Eu quero você!

...e acordaram meio grogues às 13:00, num motel cinco estrelas. Roupas espalhadas por todos os lados. E o embate recomeçou. Ele, incansável. Ela, de olhos brilhantes. Enfim, algumas horas depois, ele a deixou na porta do seu prédio. Despediram-se com um selinho. Ele anotou o número dela. E nunca mais se viram. Durante um longo tempo, ela sonhou com um reencontro. E prometeu a si mesma que tomaria mais cuidado com vinho a meio metro de distância. E que agora sua pintura se aproximaria mais do “clássico”. Evitaria os tons "modernos".


2- AGORA, VERSÃO ENXUTA (poupando saliva dos personagens):

_ ...então, como ia dizendo, tô muito a fim de te levar pra cama. Fiquei louco de tesão quando te vi descendo as escadas. Muito gostosa.

_ Como é teu nome mesmo? Luis né? Bem, Luis, também te achei um gostoso. E essa tua voz tá me dando arrepios. Tô toda molhada. Quer ir pro motel então?

_ Claro! Mas o negócio é o seguinte: nada de reencontros. Não rola essa coisa de reencontrar quem levo pra cama no primeiro encontro.
--
_ Que pena... Bem, sei que amanhã vou me arrepender, ficar ansiosa, torcer pra você me procurar, achar que só devia ter dado no terceiro encontro, mas... Tudo bem. De fato transar com quem se acabou de conhecer é o fim do mundo!
--
_ Partiu então?

_ Só se for agora! Motel por tua conta...
--
...e acordaram meio grogues às 10:00, num motelzinho barato. Camisinhas espalhadas por todos os lados. E embate recomeçou. Ele, incansável. Ela, de olhos brilhantes. Enfim, algumas horas depois, cada um tomou seu táxi. Despediram-se com um selinho. E nunca mais se viram. Durante um longo tempo, ela sonhou com um reencontro. E se culpou por não ter esperado uma semana. Mais uma vez.
--
EG

Nenhum comentário:

Postar um comentário